A cirurgia bariátrica consta no rol de procedimentos obrigatórios da ANS e, sendo assim, todos os planos de saúde são obrigados a oferecer esta cobertura. Contudo, existem algumas condições que qualificam ou não o paciente, pois a finalidade do procedimento não pode ser com fins estéticos.
Tipos de cirurgias bariátricas cobertas pelo plano de saúde:
Segundo as diretrizes da ANS e de acordo com a Resolução Normativa - RN n°428 do ano de 2017, estes são os procedimentos que devem ser oferecidos nos planos de saúde, bem como os critérios para atendimento do paciente.
Colocação de banda gástrica
É um tratamento para obesidade que utiliza um dispositivo de silicone em forma de anel envolto no estômago, causando uma obstrução e por consequência reduzindo a ingestão de alimentos sólidos e induzindo uma alimentação mais lenta.
Gastroplastia
Popularmente conhecida como cirurgia bariátrica, a gastroplastia basicamente é uma cirurgia de redução do estômago. Com capacidade de cerca de 2L, o estômago é seccionado e fica com capacidade entre 15 e 30mL, o que restringe significativamente a quantidade de alimentos que o paciente consegue ingerir.
Consulte as indicações para fazer a cirurgia e a carência!
Commentaires