A cobertura é o conjunto de procedimentos contemplados no plano de saúde sem custo adicional, isto é, exames, consultas, tratamentos, internações, partos e cirurgias.
O rol de procedimentos e eventos de saúde é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Os tipos de planos por cobertura assistencial são:
1 - Plano Referência - Prevê consultas, exames de laboratório e imagem, tratamentos diversos, obstetrícia, cirurgias e atendimentos de emergência. No caso de internação, o padrão de acomodação é coletivo, ou seja, em enfermaria ou quarto coletivo. É considerado o padrão mínimo de cobertura.
2 - Plano Ambulatorial - Prevê consultas com profissionais de saúde em ambulatório ou consultório, exames, procedimentos e tratamentos em regime ambulatorial ou que não necessitem de estrutura hospitalar por mais de 12 horas, mas não cobre internação.
3 - Plano Hospitalar - Prevê tipo de atendimento durante a internação hospitalar, mas não contempla cobertura ambulatorial para consultas e exames.
4 - Plano Hospitalar com obstetrícia - Oferece o mesmo que o plano hospitalar, além de todo o atendimento obstétrico especializado, ou seja, pré-natal, parto, pós-parto e os cuidados com o recém-nascido até o bebê completar 1 mês de vida.
5 - Plano Odontológico - Feito separadamente, contempla, em diferentes categorias de planos, todos os cuidados odontológicos em consultório, exames, cirurgias e emergências.
O plano mais comercializado é o Plano Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia (completo)
Comments