top of page
guilherme02

O que é sinistralidade no plano de saúde (e impacto nos planos coletivos)?



A sinistralidade em um plano de saúde coletivo, refere-se ao custo total dos serviços médicos utilizados pelos segurados. Cada vez que uma pessoa utiliza o plano, por exemplo, realizando uma consulta, um exame ou mesmo uma internação chamamos esse evento de “sinistro”.

A sinistralidade é a proporção entre o valor dos serviços médicos efetivamente utilizados pelos beneficiários do plano e o valor das contribuições pagas ao longo de um determinado período (sendo 12 meses o utilizado para reajustes).

A sinistralidade é também um indicador importante para as operadoras de planos de saúde, pois pode afetar os resultados financeiros do plano. Se os custos médicos utilizados pelos segurados excederem as contribuições pagas, a sinistralidade será alta e pode indicar que o plano está incorrendo em perda financeira por parte da operadora (sendo considerado para o reajuste anual do plano). Por outro lado, se os custos médicos forem menores do que as contribuições pagas, a sinistralidade será baixa e pode indicar que o plano está gerando lucro.

A sinistralidade pode variar ao longo do tempo e pode ser influenciada por fatores como o perfil demográfico dos segurados do plano, a frequência e gravidade das doenças e lesões, o custo dos serviços médicos, o uso de medicamentos e procedimentos de alto custo, entre outros.

É comum que as operadoras de planos de saúde monitorem de perto a sinistralidade e tomem medidas para gerenciá-la.

A empresa estipulante (que possui o plano para seus funcionários) em parceria com o Corretor também podem tomar medidas, inclusive em parceria com a operadora do plano, para que ocorra uma redução dessa sinistralidade como modificar os benefícios do plano, implementar programas de gestão de saúde para incentivar a prevenção e o cuidado adequado, entre outras medidas que podem auxiliar nessa redução contribuindo assim para índices de reajustes menores ao longo do tempo.

9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page